quinta-feira, 6 de junho de 2013

Será que a manicure esterilizou os instrumentos?

O cuidado que se deve ter com os instrumentos de manicure é de suma importância, para que você evite doenças de difícil tratamento. Mas como saber se o alicate foi esterilizado de forma correta?

É muito importante estar atento ao ambiente como um todo. O fato do salão que você frequenta possui uma autoclave não é sinônimo de segurança; é preciso ter a certeza de que os instrumentos foram esterilizados nesse equipamento ou até mesmo em uma estufa.

Eis aqui uma autoclave:



E aqui, uma estufa:



Humm... parece familiar... talvez no consultório do dentista... 

Isso mesmo! Esses equipamentos que estão presente nos consultórios dos dentistas, também devem estar presentes (um deles) no salão que você frequenta. 

Como foi dito anteriormente, a simples presença do equipamento de esterilização não significa que os métodos de biossegurança foram aplicados. A manicure do salão pode simplesmente lavar e secar os instrumentos e embalá-los no saquinho próprio para esterilização. Mas como saber se foi realmente esterilizado? Vejam a imagem abaixo.


Viram a diferença? A imagem da esquerda não foi esterilizada, já que os pontos rosados significam que a embalagem não entrou em contato com vapor de alta pressão. A imagem da direita já é possível visualizar que os tais pontos rosados ficaram escuros. Reparem também que as fitas que aparecem na parte superior e inferior da embalagem apresentam riscos escuros. Essa fita é especial para autoclaves, então não se deixe enganar por uma simples fita crepe de papelaria que não terá o mesmo efeito!

Fique atento! Saúde é coisa séria!




Nenhum comentário: