quinta-feira, 6 de junho de 2013

Unhas encravadas? Calosidade? Manicure ou podólogo?

Olá. O assunto de hoje ainda tem relação com a saúde das suas unhas, mas precisamente a dos seus pés. Não é difícil encontrar pessoas como eu, que sofram com excesso de pele debaixo da unha, unhas encravadas ou algo desse gênero. Confesso que sempre "tentei" dar  o meu jeitinho, cutucando, cutucando para sair o bendito que fazia causar tanta dor no hálux (dedão do pé). Como nem sempre dava certo, acabava com a unha inflamada, dolorida e sem saber o que fazer.

Quando surgia uma oportunidade, corria atrás de uma manicure e a minha primeira pergunta era se ela desencravava unhas. Nunca ouvi um não. E aí tinha o meu problema solucionado temporariamente... até a bendita unha crescer de novo e machucar os meus cantinhos!!!! Ai que dor!!!!! E aí cutucava de novo, procurava a manicure de novo e a unha crescia de novo, num ciclo vicioso que não acabava com o problema.

Depois que fiz o curso no Senac Rio, aprendi que somente o podólogo é o profissional adequado para extrair unhas encravadas e tratar de outros problemas relacionados às unhas dos pés. Primeiro, porque o podólogo é o profissional que possui diploma tecnicista; segundo, ele recebeu treinamento específico para tratar qualquer tipo de pé (inclusive os diabéticos) e possui ferramentas adequadas para realizar os procedimentos necessários do qual a unha daquela pessoa precisa. E a manicure faz o quê?

A manicure/ pedicure é a profissional responsável por embelezar mãos e pés, pela estética. Cortar, lixar, limpar ao redor das unhas, polir, esmaltar, decorar são procedimentos específicos da manicure. Peça para um podólogo esmaltar as unhas dos seus pés, por exemplo. Ele não vai fazer isso, porque sabe muito bem as limitações da sua profissão. Sua tarefa é a saúde do pé e não a estética; já a manicure/pedicure cuida da estética e não da saúde dos pés. É claro que ambos devem cuidar dos instrumentos de corte adequadamente, com a limpeza e desinfecção correta dos utensílios antes da esterilização, porém a profissional de manicure não deve jamais fazer papel de podóloga para não prejudicar um pé que esteja com um problema "mascarado". Teoricamente, a profissional de manicure não tem a mesma responsabilidade que um podólogo ao executar tais procedimentos.

E fiquem atentos quando forem ao podólogo! Tem muita gente desonesta por aí que se diz podólogo e nem possui certificado! Conheço pessoas que se dizem podólogos por já terem feito curso de podologia e desistiram no meio do caminho, e isso não faz dela um profissional da podologia. Observem o local, procure identificar se há certificados de cursos realizados e se não houver, seja cara de pau e pergunte! Afinal de contas ninguém quer levar gato por lebre, ainda mais sabendo que uma ida ao podólogo tem $$$ altas.

Para finalizar, sessão cinema em casa: um vídeo de como é o desencravamento de unhas de forma correta realizado por um podólogo (repare que o profissional está de luvas, faz parte da sua própria segurança), com uma agradável música de fundo. Se você tiver estômago para assistir, é só clicar.



Nenhum comentário: