quinta-feira, 6 de junho de 2013

Limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentos de manicure

LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO:

São etapas importantes para tornar o local de trabalho seguro e aliar beleza à saúde.

Limpeza é a retirada das impurezas mais grosseiras, como sangue ou secreções, com o uso de água e sabão, ou ainda detergente. O ideal é fazer uso de uma escova apropriada para retirar resíduos mais aderidos. Logo em seguida, vem a fase de enxágüe com água abundante e, por fim, a secagem do material em papel toalha. A utilização de luvas de borracha grossa como proteção.

Desinfecção é a eliminação das formas mais frágeis de microorganismos dos materiais e também do ambiente (bancadas, cadeiras, macas, piso, paredes e teto). São recomendados os seguintes produtos:

a) Álcool a 70% - concentração ideal; permanece mais tempo em contato com a superfície e elimina os germes. O álcool saneante a 70% é indicado para desinfecção de superfícies. O álcool medicamento a 70% é indicado para anti-sepsia da pele.
b) Hipoclorito de sódio a 1% - obtém-se diluindo 10 ml de cloro puro (com registro na ANVISA e rótulo indicando sua origem) em um litro de água limpa.

Outros produtos podem ser utilizados, desde que seja cumprida a legislação seguindo a orientação do fabricante. É necessária a utilização de luvas de borracha durante a desinfecção.

Esterilização

É a eliminação de qualquer forma de microorganismo de um material, incluindo vírus muito resistentes e bactérias em forma de esporos. Por meio da esterilização, temos a certeza de que o instrumental está livre de qualquer contaminação. Este processo pode ser feito através de calor seco ou calor úmido.

Calor Seco: Neste método de esterilização utiliza-se calor à temperatura de 170oC por uma hora ou à temperatura de 160ºC por duas horas, em estufa tipo Forno de Pasteur com termômetro acessório. Os instrumentais devem ser colocados em: caixas de aço inoxidável ou alumínio com tampas; e outros invólucros de acordo com a legislação sanitária, formando kits individuais por cliente.

Calor Úmido: É o método no qual se utiliza a autoclave, associando temperatura de 121oC a 137ºC, vapor e alta pressão, durante 15 a 30 minutos, de acordo com as orientações do fabricante e da legislação em vigor. Os instrumentais devem ser acondicionados em embalagens apropriadas, como o papel grau cirúrgico, formando kits individuais por cliente.


COMO REALIZAR

Lavar o material com água e sabão, enxaguar, secar, embalar e encaminhar para autoclave ou estufa.

O QUE DEVE SER ESTERILIZADO

Alicates, tesouras, afastadores, pinças de metal e outros instrumentais metálicos devem ser esterilizados.
A esterilização é a única forma de prevenir a transmissão de doenças infecto-contagiosas por meio desses instrumentos.

Fornos elétricos, esterilizadores e equipamentos com lâmpada ultravioleta NÃO ESTERILIZAM os instrumentais de metal. Os kits devem ser etiquetados com a data de esterilização e de validade e abertos somente na presença do cliente.

CUIDADOS COM O MATERIAL

Bacias para manicure e pedicure:
  • Usar protetores plásticos e descartáveis;
  • Lavar com água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%.

Espátulas de madeira, lixas para pés e unhas:

Um comentário:

Adriana disse...

Gostei das dicas. Sempre encontro material para manicure em http://www.valerycosmeticos.com.br/acessorios-para-manicure-e-podologos