domingo, 24 de agosto de 2014

Esmaltes azuis

Olá esmaltólotras, tudo bem?

Ontem esmaltei as unhas bem rapidinho e escolhi o esmalte da Gio Antonelli "Frio na Barriga", aquele azul maravilhoso que ficou em falta em muitas perfumarias por aí, com muita gente quase se estapeando para garantir os seus vidrinhos. Fiz uma filha única só para não passar batido, mas vejam o resultado:


Essa filha única na unha do dedo anelar foi esmaltada com duas camadas do "Rosila", da marca quem disse, berenice? Essa cor é um luxo! Preste atenção, no frasco, o brilho que ele tem:


Linda cor!


Bem, o assunto é sobre a cor azul nos esmaltes nossos de cada dia. Em um trabalho de pesquisa feito para o curso de manicure do Senac, apresentei o resultado das minhas buscas desde o final do século XIX até os nossos dias e foi só depois dos anos 2000 que surgiram timidamente os primeiros esmaltes azuis. O esmalte azul tem tanto impacto nas unhas quanto os vermelhos que eram considerados como ousadia na década de 20/30, já que as mulheres que mais usavam a cor na época eram consideradas diferentes e destemidas, pois trabalhavam na noite em cassinos, teatros, bordéis e outras atividades sempre ligadas ao que uma mulher recatada nunca faria. A partir da década de 50, o vermelho passou ser mais usual. Que tal passear no tempo com algumas fotos desse período?




Eu, quando criança, tentei inventar meu próprio esmalte azul. De jeitos variados e loucos! Primeiro pintava minhas unhas de canetinha (rsrsrs), depois me deram uma receitinha básica com carga de caneta BIC e esmalte incolor. No final das contas, abandonei as maluquices e fui para as cores "normais" do tempo.

Com a chegada dos primeiros esmaltes azuis, percebi que havia um olhar meio torto para quem usava essa cor nas unhas, como se fosse sinal de rebeldia, desafio ou qualquer coisa do gênero. Que coisa! Preconceito de cor? Não sei, talvez sim. Tão comum usar calça jeans azul, uma sombra azul nos olhos ou uma bolsa azul, por quê o esmalte azul, não poderia ser visto quanto tão bonito quanto o vermelho, sem vulgaridade? É apenas uma cor!

O fato é que nunca tive medo de usar e depois da novela "Em Família", o personagem da Giovana Antonelli enterrou de vez qualquer tipo de preconceito bobo com essa cor maravilhosa nas unhas. Então, separei algumas imagens da internet sobre a variedade de esmalte azul no mercado. Vejam:

Fonte: fashion.net

Fonte: garotasvaidosas.com

Fonte: viciadasemesmaltes.com

Fonte: vilaclub.vilamulher.com.br

Amei essa nail art com fimo de âncora !!!!
Fonte: marypartymy.com


Fonte: unhabonita.com.br

Minha coleção de esmaltes azuis, aqui na Oficina Mágica das Unhas


Fonte: chiquezadeunha.com.br



Gostaram do post? Espero que tenha inspirado vocês a jogar um azul lindo nas unhas nessa semana que se inicia. Vou ficando por aqui e desejo uma boa noite a todos os leitores do blog. Beijos!














Nenhum comentário: